Datas do SISU 2019

Saber as datas do SISU 2019 é algo que com certeza irá lhe ser útil para conseguir um melhor desempenho conforme o SISU se aproxima. Vamos então ver algumas coisas que você precisa saber sobre isso agora mesmo.

Datas do SISU 2019

Datas do SISU 2019

Datas do SISU 2019

Infelizmente, as datas do SISU 2019 ainda não foram oficialmente divulgadas, por isso, teremos que esperar um pouco mais.

Mas vamos ver algumas datas anteriores para que os candidatos possam se basear e assim ter uma ideia do que virá.

Os estudantes que se interessarem em concorrer a uma das vagas oferecidas podem conseguir mais informações importantes em torno das inscrições, datas do o SISU 2019 e sobre partes teóricas a seguir.

No SISU 2019, os cronogramas irão contribuir para que os candidatos que possam se inscreverem no tempo certo para o ano letivo.

Sobre o SISU 2019

Se você caiu de paraquedas nesse assunto e não sabe nem o que é o SISU, não há problemas, pois nós lhe explicamos agora mesmo;

O SISU é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação.Seu objetivo é possibilitar aos jovens entrarem em universidades públicas, financiadas pelo própria governo, de forma gratuita.

Ele se diferencia do FIES e do ProUne, pois só é válido para as universidades públicas, ou seja, as instituições federais ao redor do país.

Para que os estudantes consigam concorrer a uma das vagas do SISU, é preciso ter realizado o Enem do ano anterior.

Como funciona o SISU?

O SISU funciona é algo bem simples de entender. Você precisa saber de primeira que o estudante pode escolher até duas opções de cursos.

O aluno que se inscreve para concorrer a uma vaga no SISU pode escolhe no máximo duas opções de cursos no dia de sua inscrição.

A primeira é considerada a mais importante, de modo que se você obtiver aprovação nas duas, ela será automaticamente escolhida como seu curso.

Veja abaixo como ele funciona realmente.

  • O SISU acontece duas vezes por ano, sendo uma delas no início, e outra no meio.
  • Alguns cursos possuem uma nota mínima para se inscrever.Na inscrição você será informado a respeito de sua nota, se ela é suficiente ou não para o curso desejado.
  • No SISU existe uma nota de corte que é mudada diariamente. A nota de corte é a menor exigida para que você possa continuar concorrendo a vaga;
  • Quando estiver se inscrevendo, você precisa escolher de qual modalidade irá participar: ampla concorrência ou cotas.
Datas do SISU 2019

Como já explicado anteriormente, o SISU possui duas edições por ano: no início e na metade, ou seja, a cada semestre.

Fica entendido então que o SISU do início do ano irá selecionar os alunos que participarão do primeiro semestre. E a edição da metade do ano irá classificar os que que irão estudar no segundo semestre.

As datas do SISU 2019 irão determinar quando acontecem as inscrições e matrículas.

Vamos ver as datas atuais do SISU 2018 para que você possa se basear para o SISU 2019:

  • 23 a 26 de janeiro: Período de inscrições 2018.1
  • 30 de janeiro a 7 de fevereiro: Efetivação da matrícula na instituição
  • 29 de janeiro e 7 de fevereiro: Lista de espera
  • 9 de Fevereiro: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Para mais informações a respeito dessas datas clique aqui.

Essas datas são apenas para que você tenha uma ideia de quando mais ou menos sairá o cronograma do SISU 2019, não as use como oficiais.

As datas do SISU 2019 ainda serão postadas, portanto, não deixe de visitar essa página para ter ainda mais informações sobre elas.

Datas do SISU 2019
5 (100%) 2 votes