Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES

Se você ouviu falar nesses três citados no título, certamente gostaria de saber quais as principais diferenças entre SISU, ProUni e FIES, certo?

Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES

Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES


Por isso, vamos explicar isso agora mesmo para você, que só precisa continuar lendo para entender.

Principais diferenças entre SISU, ProUni e Fies

A reestruturação do ENEM amplia as possibilidades para que os estudantes consigam ingressar nas universidades públicas e privadas.

Existem programas em queàs bolsas podem chegar até 100%, o que dá a oportunidade para aqueles que não possuem as condições financeiras de arcarem com os custos de uma universidade particular.

Os programas como o SISU 2019, ProUni e FIES, são procurados por estudantes de toda a parte do país.

Tendo em visto isso, é de muita importância que o participante entenda as principais diferenças entre SISU, ProUni e FIES.

SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecida pelo acrônimo SISU, é um programa que foi criado pelo Ministério da Educação, onde é disponibilizada muitas vagas em boa parte das universidades públicas de todo o Brasil.

O programa classifica seus candidatos tendo como base única o desempenho na última edição do ENEM.

Para que o participante consiga concorrer as vagas, ele terá de ter feito o ENEM sem ter tirado nota zero na redação. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas através do site oficial do SISU.

Elas acontecem duas vezes ao ano, sendo uma delas no início e a outra na metade. O candidato tem de escolher pelo menos duas opções de cursos, assim como as instituições de ensino de sua preferência.

ProUni

Já o Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni, oferece todos os anos bolsas de estudos para os estudantes de baixa renda.

As bolsas podem ser parciais, ou até mesmo integrais. As parciais são quando o estudante precisa arcar com pelo menos 50% das mensalidades do curso, em faculdades ou universidades particulares.

Assim como o SISU, O ProUne tem como método de seleção de candidatos com base na nota obtida pelo ENEM. Os requisitos nas notas são ter tirado pelo menos 450 pontos na prova, e não ter zerado a redação.

Para concorrer a uma das bolsas oferecidas, o estudante precisa realizar sua inscrição através do site do ProUni, podendo ele optar em até duas universidades e dois cursos desejados. (Você pode acessar clicando aqui)

O Prouni é para estudantes que querem estudar em uma universidade particular, mas que não possuem condições financeiras.

FIES

O FIES também é um programa voltado para estudantes de baixa renda.

Embora muitos pensem que não, o FIES chega a cobra juros, que chegam a ser bem baixos se comparados aos créditos estudantis oferecidos atualmente no mercado.

Pelo FIES, o aluno começa a pagar a dívida apenas depois da formatura e pode ser dividida em vários anos.

Para participar do FIES, você deve comprovar a renda familiar bruta mensal de no máximo 2 salários mínimos e meio por pessoa.

Além disso, é preciso também ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, tendo como critérios já citados nos pontos anteriores.

As inscrições serão realizadas pelo SisFies (Sistema Informatizado do Fies), que é disponível para acesso pelo site oficial do FIES. (Você pode acessar clicando aqui)

Qual a importância de saber a diferença SISU, ProUne e FIES?

Saber as diferenças entre SISU, ProUni e FIES lhe ajuda a escolher melhor em qual deles vai tentar primeiro, tendo em vista os requisitos exigidos em cada um.

Assim, você perde menos tempo escolhendo um que talvez não dê certo de primeira.

Agora que você já sabe a diferença entre SISU ProUne e Fies, escolha bem entre eles para não perder tempo.

Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES
5 (100%) 362 votes