Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Você foi selecionado no SISU, mas não sabe o que fazer? Não tem problemas, pois nesse artigo será explicado o que você precisa fazer no caso de aprovação.

Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Sobre o SISU 2019

Anualmente, são milhares os estudantes que se candidatam para as vagas ofertadas pelo sistema de Seleção Unificada (SISU 2019).

Assim, esses estudantes tentam conseguir umavaga em universidades credenciadas, sendo elas públicas ou particulares.

Através da nota do ENEM, o candidato consegue se inscrever neste programa.

Mas, para isso, é preciso que o estudante se encaixe na regra básica que é não ter tirado zero na redação, e ter conseguido pelo menos 450 pontos na prova objetiva.

Depois de preenchido os dois requisitos, o estudante tem também de possuir baixa renda, e está apto a se inscrever.

Na hora em que estiver fazendo a inscrição, pode ser escolhido até duas opções de cursos, nas instituições que desejadas, contanto que sejam elas integrantes da relação de participantes.

Depois de realizado o cadastro, o estudante precisa também aguardar a análise de notas e acompanhar os resultados diariamente.

Caso você tenha sido selecionado no SISU, deve estar atento sobre data da realização de sua matrícula na universidade para a qual foi aprovado.

O processo acima pode ser casotenha sido na primeira ou segunda chamada, que normalmente são divulgadas em janeiro, ou na lista de espera, que normalmente acontece no mês de fevereiro.

Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Após você ser selecionado no SISU, deverá entrar em contato com a universidade a qual sua vaga está garantida.

É através das informações da universidade, que você vai ficar informado com respeito a todo o procedimento de matrícula, como por exemplo:

  • Horário;
  • Dia;
  • Documentos necessários para a realização da matrícula, tais como:
  1.  – Documentos de identificação;
  2.  – Histórico escolar;
  3.  – Conclusão de curso;
  4.  – Comprovante de residência.

Outra informação importante é com respeito ao prazo para a realização da matrícula. O prazo é definido no cronograma criado através do SISU, que pode ser acessado através do site oficial do programa.

É possível solicitar a transferência de curso?

A resposta é sim, você pode solicitar a transferência de curso. Caso vá precisa fazer isso, você deve entrar em contanto com a instituição a qual foi selecionada no momento de inscrição.

O processo de transferência do curso é regulamentado somente pelas instituições, não pelo SISU.

Assim, o candidato selecionado no SISUque deseja mudar de curso, deverá buscar pelas informações junto da própria instituição de ensino sobre as regras e procedimentos.

O SISU foi o meio pelo qual você entrou na universidade em questão, mas não é através dele fará a transferência do curso.

Quais são os auxílios para os estudantes selecionados?

Já que o programa é direcionado somente para as pessoas que possuem baixa renda, existem as instituições de ensino que disponibilizam alguns auxílios, como por exemplo:

  • Auxílio transporte;
  • Moradia;
  • Entre outros.

Esses programas de assistência estudantil serão implementados diretamente pelas próprias instituições. Assim, não existe nenhuma ligação com o SISU.

Por esse motivo, os candidatos que precisarem desses auxílios deverão buscar por informações sobre os programas existentes na instituição de ensino. Assim, a própria instituição lhe dirá tudo o que você precisa saber.

Conclusão

Se você foi selecionado no SISU, não deixe de procurar fazer sua matrícula o mais rápido possível para encontrar conseguir uma forma positiva de fazer isso.

Assim, tome cuidado para não perder a sua vaga que é uma das melhores oportunidades que um estudante pode ter. Dessa forma, você consegue uma boa forma de ingressar o ensino superior sendo selecionado no SISU.

Fui selecionado no SISU, o que fazer?
5 (100%) 360 votes