Lista de Espera SISU 2019

Será que se o participante não for selecionado agora no SISU isso quer dizer que ele não te mais chances? É claro que não. A nota do participante vai direto para a lista de espera SISU 2019. Quer saber mais? Então vamos ver.

Lista de Espera SISU 2019

Lista de Espera SISU 2019

Como funciona a lista de espera SISU 2019?

Os participantes que não foram selecionados na sua primeira opção de curso devem aguardar a reabertura desta vaga, mas, isto só acontece se a pessoa selecionada para a vaga não conseguir ou não quiser finalizar a matrícula.

A abertura da vaga na lista de espera SISU 2019 poderá ocorrer quando:

  • O candidato selecionado não realizar sua matrícula dentro do prazo
  • O candidato não entregar a documentação solicitada
  • O mesmo não comprovar todas as informações prestadas.

Mesmo a seleção do SISU 2019 encaminhando os candidatos para as melhores instituições públicas do Brasil, muitas vagas podem ficar disponíveis, como as que serão concorridas na lista de espera SISU 2019.

Será disponibilizada para lista de espera apenas a primeira opção do curso do candidato.

Se o participante não for aprovado em nenhum dos dois cursos escolhidos, ele terá mais uma chance de ingressar no cursoque selecionou como primeira opção.

Quem pode optar pela lista de espera SISU 2019

Os participantes que tiverem realizado o ENEM no ano anterior e conquistaram uma média acima de 450 pontos, sem zerar a redação podem concorrer a todas as etapas do SISU, incluindo a lista de espera SISU 2019.
Veja quem pode participar da seleção:

  • O participante que for selecionado para a segunda opção de curso no SISU 2019 – mesmo que sua matrícula já tenha sido realizada.
  • O participante que não foi selecionado em nenhuma das opções de curso.

Inscrição para a lista de espera SISU 2019

Os participantes que não forem selecionados para a primeira opção de curso podem participar da lista de espera. Para fazer isso, eles deverão acessar o boletim, na página do SISU, e manifestar o interesse.

Depois de acessar o site, realize as seguintes etapas:

Preencha com seu número de inscrição e senha do ENEM para conseguir entrar no sistema.

  • Selecione a opção “Acessar boletim”;
  • Vá para a 1ª opção de curso e clique na opção“Participar da lista de espera”.

O participante selecionado deve agilizar toda a documentação solicitada e entrar em contato com a instituição, já que as datas são escolhidas pela própria unidade de ensino, o que faz com que alguns se confundam nos prazos.

Documentos para matrícula

É recomendado já ir tirando as cópias e reservando em uma pasta tudo o que comprove os dados pessoais, escolaridade, regularidade com a justiça eleitoral e condições especiais como aquelas para as vagas reservadas (cotistas).

Veja abaixo o que é necessário.

  • Documento de identificação oficial com foto, tais como RG, CNH, CTPS.
  • CPF. (Cadastro de pessoa Física)
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou outro documento equivalente.
  • Comprovante de quitação eleitoral – se for maior de 18 anos.
  • Comprovante de quitação militar –candidatos do sexo masculino acima de 18 anos.

Quando for selecionado, não poupe esforços para conseguir todos esses documentos em dias, principalmente tendo em vista que você não irá querer perder a oportunidade de ingressar em uma das maiores faculdades do país.

Não deixe também de se manter informado com respeito as datas de prazos do SISU 2019 para evitar surpresas desagradáveis. Isso é muito comum entre jovens que raramente pesquisam sobre o SISU ou entram o site.

Se não for selecionado na primeira opção, desanimar não deve fazer parte de seus planos, mas sim ir para a lista de espera SISU 2019 tentar uma nova oportunidade.

Lista de Espera SISU 2019
5 (100%) 326 votes