Não passei no SISU 2019, o que fazer?

Você está se perguntando: “Não passei no SISU 2019, o que fazer?” Não precisa se preocupar com isso. Ainda existem algumas oportunidades que podem ser bastante úteis para você.

Não passei no SISU 2019, o que fazer?

Não passei no SISU 2019, o que fazer?

Quer saber quais? Então continua lendo que você receberá as informações.

Antes de tudo, o que é SISU?

Antes de ver algumas alternativas de outros programas que não sejam o SISU 2019, é importante que você saiba pelo menos o que é este programa.

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido pela sigla “SISU”, é gerenciado pelo Ministério da Educação em pareceria com muitas universidades públicas espalhadas pelo país.

As instituições públicas fornecem vagas aos candidatos que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018).

Esses candidatos são selecionados por meio do sistema on-line, se baseando unicamente na nota obtida através do Enem pelo estudante.

Como já mencionado acima, para concorrer o candidato deve terfeito o Enem e assim pode se inscrever através do site oficial do SISU dentro dos prazos estipulados pelo programa.

Não passei no SISU 2019, o que fazer?

Mesmo com diversas vagas oferecidas, há muitas pessoas que não conseguem obter uma delas. Se isso acontece, surge a repetida pergunta: “Não passei no SISU 2019, o que fazer?

A primeira coisa que você deve saber é que mesmo sendo uma dessas pessoas que não conseguiu acesso à universidade desejada por meio do SISU 2019, não significa que está na hora de desistir.

Ainda existem vários programas que foram criados pelo próprio Governo, para ajudar os estudantes a conseguir trilhar os caminhos do ensino superior através das bolsas ou financiamentos estudantis.

Vamos ver então alguns desses programas.

Prouni

O Prouni chega a disponibilizar muitas bolsas de estudos, podendo elas ser integrais ou parciais de pelo menos 100% e 50%.

O valor total da bolsa pode ser variável, já que ela depende unicamente da pontuação obtida pelo estudante através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para que você consiga concorrer, é preciso se encaixar dentro de alguns requisitos, sendo o principal deles ter realizado o ENEM 2018.

Além disso, é preciso também ter obtido uma média de 450 pontos no exame e,principalmente, não ter zerado na redação. Para ter ainda mais informações, você pode acessar o site oficial do Prouni (Clique aqui).

Fies

O Fies é outra opção muito boa para aqueles que não conseguem uma vaga através do SISU.

Através do Fies, o estudante consegue financiar boa parte da mensalidade de uma faculdade privada durante a duração do curso.

O Fies oferece como vantagem principal o estudante pagar somente depois de 2 anos do término do curso.

Para poder participar, é preciso que a instituição desejada esteja cadastrada nos programas, com cursos que tenham conseguido obter avaliação positiva do MEC.

As inscrições poderão ser realizadas através do Sistema Informatizado do Fies, o “SisFIES”, que pode ser acessado pelo próprio site do Financiamento.

Acesse o site oficial do Fies e tire todas as suas dúvidas. (Clique aqui)

Sisutec

O Sisutec também usa as notas do Enem como forma de seleção.Porém, as vagas oferecidas são destinadas apenas para cursos de educação profissional e tecnológica.

Os estudantes que já tiverem concluído o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares por meio de bolsa integral, poderão participar do Sisutec.

Para participar do Sisutec é preciso ter obtido uma nota superior a zero na redação, assim como mencionado nas outras instituições.

Para conseguir mais informações com respeito a este programa, entre no site oficial do Sisutec. (Clique aqui)

Conclusão

Essas instituições lhe oferecem a oportunidade perfeita para que você não desista do caminho do ensino superior. E então? Respondemos a sua pergunta: “Não passei no SISU 2019, o que fazer?

Não passei no SISU 2019, o que fazer?
5 (100%) 277 votes