Resultado SISU 2019

Uma das coisas que os participantes mais se preocupam é com relação ao resultado SISU 2019. Se esse é o seu caso, falaremos aqui os detalhes que você precisa saber com relação a esse assunto.

Resultado SISU 2019

Resultado SISU 2019

Como funciona o SISU 2019?

A primeira coisa a saber é que quem fez a edição anterior do ENEM e conseguiu tirar uma nota superior a 0 na redação, tendo obtido também no mínimo 450 pontos de média, tem a liberdade de usar esta nota na disputa.

São dados duas oportunidades de ingressarem uma das melhores e maiores universidades e institutos federais do país anualmente.

O SUSU facilita muito para a inscrição também, precisando apenas o participante acessar o site oficial e entrar no sistema com o número de inscrição junto da mesma senha usada para o ENEM.

Processo de Seleção do SISU 2019

A seleção é realizada do primeiro até o último dia de inscrição SISU 2019.

Quando estiver fazendo a inscrição, o participante tem direito a duas opções de curso a concorrer e, durante esta escolha é possível verificar a chamada ‘nota de corte’ e assim selecionar o tipo de concorrência entre ampla ou reservada.

Nota de Corte

Terminado cada dia de inscrição e seleção do SISU 2019, a plataforma dá ao participante um do resultado parcial para o curso que escolhido por ele.

A nota do corte é calculada através da menor nota entre os participantes selecionados no número de vagas.
Vamos ver um exemplo?

Suponhamos que hajam 5 vagas para o curso de Filosofia e o 5º candidato consegue uma nota de 780,0, essa fica sendo a menor nota entre os classificados.

Terminado o dia, a nota 780,0 terá sido registrada como a nota de corte do curso e só poderão concorrer as vagas aqueles que possuírem uma média maior que essa.

Modalidades de concorrência

A modalidade da concorrência é definida pela opção que os candidatos têm de concorrer com o uso das cotas ou de ampla concorrência.

Para concorrer uma reserva de vagas para cotistas é necessário está enquadrado no perfil das políticas afirmativas, como indígenas, afrodescendentes e/ou estudantes de escolas públicas, determinada por lei.

O candidato que se enquadrar para as vagas reservadas tem a liberdade de escolher concorrer também na ampla concorrência, que por vezes tem uma nota de corte ainda menor.

Até quando o participante pode usar esse resultado?

O participante deve ter a visão de que o SISU se trata de um processo mais rápido e dinâmico.

Portanto,o candidato aprovado em uma das opções deve fazer sua matrícula na instituição dentro do prazo. Se ele não o fizer, acabará por perder a vaga.

A vaga será direcionada para Lista de Espera e será disputada por outros candidatos que conseguirem ter um resultado SISU 2019 aceitável.

E a nota do ENEM? Ela pode ser usada nos dois processos ao longo do ano, mas não será mais válida a partir do ano seguinte.

Como saber o resultado SISU 2019?

O resultado definitivo será divulgado em poucos dias após o prazo final da inscrição, bem como o acesso para as inscrições. Depois é só preencher como o número de inscrição e a senha do ENEM

Por fim, você pode conferir se em seu resultado SISU 2019 consta aprovado em alguma das opções. Se sim, confira as informações sobre a documentação e prazos para realizar a sua matrícula.

Mas acima de tudo, não deixe de usar o seu resultado SISU 2019 para ingressar em uma das melhores universidades do Brasil. Assim, você não perderá a oportunidade que lhe foi dada através de uma boa nota do ENEM.

Resultado SISU 2019
5 (100%) 2225 votes