SISU 2019 chamada regular

Se você quer saber mais sobre a chamada regular SISU 2019, então está no lugar certo para aprender. Aqui você conseguirá informações necessárias sobre isso e algumas coisas a mais que talvez queira saber.

SISU 2019 chamada regular

SISU 2019 chamada regular

Resultados do SISU 2019

A chamada regular SISU 2019 depende muito dos resultados. Para isso, é preciso saber quais as datas dos cronogramas do programa.

Os candidatos aprovados no SISU 2019, serão aqueles que conseguirão participar da chamada regular do programa.

No caso de eles não obtiverem aprovação em nenhum dos dois cursos escolhidos, sua vaga vai para a lista de espera.

Por isso, é preciso que o candidato consiga um bom desempenho no ENEM do ano anterior ao SISU, nesse caso estamos falando do SISU 2019.

Quanto maior a sua nota, maiores serão as chances de ficar na primeira chamada SISU 2019.

A lista de espera é uma ajuda a mais, e ela serve para o caso de desistência por parte de um ou mais aprovados na chamada regular.

Quem não conseguiu uma das vagas do SISU no início do ano, pode tentar a segunda chamada, que deve ocorrer no meio do ano, por volta dos meses julho ou agosto. Por isso, não desanime se não conseguir na primeira chamada.

O que fazer se eu for aprovado para a chamada regular?

Se você foi aprovado para a chamada regular SISU 2019, deve efetuar a sua matrícula na universidade escolhida para a realização do curso.

Você deve comparecer na universidade nos prazos que serão estipulados pelo próprio SISU e levar todos os documentos solicitados pela universidade.

Pediu para participar do programa de cotas SISU 2019? Então você irá precisar comprovar as informações que foram prestadas no decorrer da matrícula, sem falta.

Deve levar o documento que lhe indique como deficiente físico ou comprovante de renda, dependendo das informações que prestou. Cor de pele negra, parda ou indígena é auto declaratória, podendo ser provada através do RG.

O importante é que você deve aparecer no local indicado, geralmente a própria universidade escolhida, para que você possa realizar a matrícula, dentro do prazo.

Se você não comparecer para realizar a sua matrícula por qualquer que seja o motivo, sua vaga será perdida, e assim, você estará dando uma oportunidade para aqueles que estão na lista de espera para conseguir uma também.

Não é bom que perca a sua chance no caso de aprovação. Do contrário, você talvez não consiga mais a mesma oportunidade nos anos que virão.

Se eu não conseguir participar da chamada regular, como faça para participar da lista de espera?

Para participar da lista de espera, o processo é simples, mas não automático.

Você deve acessar o Boletim do Candidato, no site oficial do SISU, e na tela da primeira opção de curso, é preciso clicar em “participar da lista de espera”.

Logo depois, será emitida uma mensagem de confirmação pelo sistema. Normalmente, o prazo para participar da lista de espera começa no mesmo dia em que o resultado da chamada regular for divulgado e segue por mais ou menos 10 dias.

As convocações têm início mais ou menos uma semana depois.

Depois que o prazo se encerrar para adesão à Lista de Espera, será repassada às instituições participantes uma lista com o nome dos interessados.O objetivo é preencher as vagas remanescentes.

As chamadas são feitas a partir da data informada no site do SISU, até as vagas sejam preenchidas ou até as primeiras semanas de aula.

Portanto, não desanime de modo algum se não conseguir aprovação na chamada regular SISU 2019, mas tente a lista de espera. Você com certeza poderá ter uma chance incrível se tentar.

SISU 2019 chamada regular
5 (100%) 290 votes